Páginas

quarta-feira, agosto 08, 2012

Rita Lee - CD Importado - Hoje é o Primeiro Dia do Resto de Sua Vida - 1972

 Hoje tive uma sugestão de Lady Babel para falar desse álbum incrível da Rita Lee. Em 2007 eu estava numa loja de cds em Paris (França) e dei de cara com Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida com uma capa e encarte diferentes, lançamento de um selo inglês Revola. A qualidade está fantástica ! Se você é fan da Rita compre o importado e sinta a diferença de som !!!
  Bem, vamos contar um pouco do que rolava nessa época.
Rita lançou seu primeiro álbum solo, o Build Up, em 1970. Os Mutantes tinham um contrato com a Philips que só permitia um disco por ano da banda. Em 1972 os Mutantes  já haviam lançado o álbum Mutantes e Seus Cometas no País do Baurets, portanto não poderiam lançar outro, mas loucos para estrear o até então recém inaugurado moderníssimo e sofisticado estúdio com 16 canais da Eldorado em São Paulo, ele entram no estúdio e gravam Hoje é o Primeiro dia do Resto da Sua Vida, que sairia em outubro como se fosse um lançamento solo de Rita Lee.

Tapupukitipa- Audio Video

 De fato, Rita brilha no disco. Participa da composição de sete das dez faixas,
 canta quase todas e ainda por cima desenhou a capa.
Mais um trabalho produzido por Arnaldo Baptista, que também toca teclados e canta, e que tem como músicos Sérgio Dias Baptista (guitarra e voz), Arnolpho Lima Filho, o Liminha (baixo e vocal), e Ronaldo Paes Leme, o Dinho (bateria). 100% Mutantes.
 
CD Encarte 
CD Encarte    
CD Encarte 
CD Encarte 
 CD Encarte 
Vamos Tratar da Saúde - Audio Video
  Canto de cisne de um dos mais criativos grupos de rock deste país, Hoje é o primeiro dia do resto da sua vida é também o mais experimental dos discos do grupo. Da primeira faixa, Vamos Tratar da Saúde, à última, a climática Superfície do Planeta, espirram ousadias sonoras, competência instrumental,  apuro técnico, cheio de criações inventivas, efeitos sonoros e psicodelismo.
Beija-me a Boca é cantado por Rita e pela guitarra de Serginho. Não é um exagero. Usando a boca para fazer ressonância, Sérgio Dias faz sua guitarra cantar.

CD Encarte 
Sergio Dias
Arnaldo Baptista
Arnolpho Lima - Baixo
Ronaldo Leme (Dinho) - Bateria
CD Encarte
De Novo Aqui Meu Bom José - Audio Video
Em outra faixa, o delicioso samba homenagem ao Corinthians, Meu amor branco e preto, Sérgio volta a usar o truque e faz a guitarra soar como um pato de desenho animado. Na gravação, os Mutantes usaram outro truque, muito repetido anos depois. Como fundo, puseram a narração de um jogo de futebol. O disco está repleto dessas ousadias, que culminam com um papo de estúdio sobre como gravar determinada música. Rita sugere o uso de quatro vozes em cada um dos 16 canais. Dito e feito. A sobreposição forma o gigantesco coral de 64 vozes que enfeita De novo aqui meu bom José. Foi uma despedida e tanto. No ano seguinte, Os Mutantes estreariam um show no Rio já sem Rita Lee. O que era doce, acabou. Ou melhor, espalhou-se.

CAPA
CD
CD
Track List

Contra Capa
ROGEROCKS + CD DA RITA


FICHA TÉCNICA

 Ano - 1972
Gravação - Estudio Eldorado - SP
Capa - Rita Lee
Baixo, Vocais - Arnolpho Lima
CD Design - Ayssa Bastos
Prudução - Arnaldo Baptista
Bateria - Ronaldo Leme (Dinho)
Guitarra, Vocais - Sergio Dias
Piano, Sintetizador, Piano Elétrico, Vocais - Analdo Baptista
Vocais - Lucinha Turnbull , Rita Lee
Faixas escritas por: Rita Lee (1,4,5,6,7,8,9), Arnaldo Baptista & Arnolpho Lima (1,4,7,9), Ronaldo Leme (5), Sergio Baptista (3,5,7,9), Élcio Decário (2)


Nenhum comentário: